É a forma mais fácil e simples de autorizar uma NF-e, sendo recomendada para usuários que emitem NF-e de forma espaçada durante o dia, o seu uso deve ser evitado nos casos em que existe uma concentração de emissão de notas fiscais como ocorre com as distribuidoras que formam carga para distribuição no final do dia ou no início do dia seguinte, para estes casos o envio da NF-e em lote torna o processo mais ágil.
Não existe WS para recepção assíncrono de uma única NF-e, a DLL realiza os procedimentos necessários para envio da NF-e pelo WS de recepção de lote de NF-e.
A partir da implementação da NT 2020/005, não é mais possível utilizar a funcionalidade EnviaNFe2G para enviar a NFC-e, assim para enviar uma única NFC-e é necessário utilizar o EnviaNFSincrono.
Processo assíncrono, necessário fazer o envio da NF-e e posterior consulta do resultado do processamento da NF-e enviada.
- gerar o XML da NF-e;
- chamar a funcionalidade EnviaNFe2G para enviar a NF-e sem assinatura, esta funcionalidade assina o XML, valida o XML, gera o lote e transmite o lote;
- chamar a funcionalidade BuscaNFe2G para verificar o resultado do processamento do lote;
- se a NF-e tiver sido autorizada: gravar o procNFe e imprimir o DANFE,
- caso contrário é preciso verificar a causa da falha, corrigir e reiniciar o processo.