4. Guia de Atualização [03-08-24]
4.1. NT 2026/008 Valor Líquido do Produto [26-10-26]
4. Guia de Atualização [03-08-24]
« Anterior
4.2. NT 2026/006 Vinculação Pagto (split payment) [26-10-26]
Próximo »

4.1. NT 2026/008 Valor Líquido do Produto [26-10-26]

A NT 2026/008 v1.00 criou os campos para informar o valor líquido do produto:

Criação de campos para o valor líquido do produto

Com o objetivo de ampliar a transparência na formação do preço da operação, foram criados os campos Valor Líquido Unitário e Valor Líquido do Produto. Esses campos permitem identificar o valor da mercadoria ou do serviço antes da incorporação dos tributos vigentes que compõem o preço final, possibilitando distinguir, de forma clara, o valor líquido da operação dos valores tributários agregados ao preço.

A medida busca preservar a rastreabilidade da formação do valor informado na NF-e, especialmente diante da sistemática do IBS e da CBS, cujos valores passam a compor o valor do produto ou serviço para fins de representação documental, sem perder a identificação da parcela correspondente ao valor líquido da operação.

Dessa forma, os novos campos permitem evidenciar tanto o valor líquido unitário quanto o valor líquido total do item, proporcionando maior transparência ao contribuinte, ao adquirente e às Administrações Tributárias quanto à composição do preço e à participação dos tributos no valor final da operação

Composição do valor do produto com informações de IBS e CBS

O IBS e a CBS são tributos calculados por fora, não integrando suas próprias bases de cálculo. Para fins de preenchimento da NF-e e da NFC-e, os valores do IBS e da CBS incidentes na operação deverão ser acrescidos ao valor do produto ou serviço, compondo o valor informado no campo vProd. A inclusão dos valores do IBS e da CBS no campo vProd não implica sua inclusão na base de cálculo desses tributos. A base de cálculo do IBS e da CBS deverá ser determinada de acordo com a legislação aplicável.

Dessa forma, os valores do IBS e da CBS, por já estarem compreendidos no valor do produto ou serviço, não deverão ser adicionados novamente na composição do valor total da NF-e/NFC-e (vNFTot), evitando duplicidade. Os valores de IBS e CBS permanecem destacados nos respectivos grupos tributários, porém são meramente informativos, uma vez que já estão compreendidos no vProd.

Como acrescentar o Total do Valor Líquido do Produto da Nota Fiscal eletrônica:

Informe o somatório do Valor Líquido do Produto no vProdLiqTot

string produtoRTCvProdLiq(string cProd, string cEAN, string xProd, string NCM, string NVE_Opc, string CEST_Opc, string indEscala_Opc, string CNPJFab_Opc, string cBenef_Opc, string EXTIPI, int CFOP, string uCom, string qCom, string vUnCom, double vProd, string cEANTrib, string uTrib, string qTrib, string vUnTrib, double vFrete, double vSeg,double vDesc, double vOutro, int indTot, string DI, string detExport_Opc, string DetEspecifico, string xPed, string nItemPed, string nFCI_Opc, string rastro_Opc, string credPresumido_Opc, int indBemMovelUsado_Opc, string tpCredPresIBSZFM_Opc, string vUnComLiq, double vProdLiq)

prodvLiq

Como acrescentar o Valor Líquido Unitário e Valor Líquido do Produto na Nota Fiscal eletrônica:

Informe os campos Valor Líquido Unitário e Valor Líquido do Produto no produtoRTCvProdLiq

string totalRTCvProdLiqTot(string ICMSTot, string ISSQNTot, string retTrib, double vIS, string IBSCBSTot, double vNFTot, double vProdLiqTot)

prodvLiq

ICMS previsto no Pagamento Antecipado:

Informe o vICMSPrevisto no ICMSPrevistoPagAnt

string ICMSPrevistoPagAnt(double vICMSPrevisto)

ICMSPrevisto

Prazos para entrada em vigência da Nota Técnica:

VERSÃO PRELIMINAR DA DLL

As alterações da NT 2026/006 serão contempladas a partir da versão 2Gv5.04

4.1. NT 2026/008 Valor Líquido do Produto [26-10-26]
4. Guia de Atualização [03-08-24]
« Anterior
4. Guia de Atualização [03-08-24]
Próximo »
4.2. NT 2026/006 Vinculação Pagto (split payment) [26-10-26]